Avançar para o conteúdo
Início » Blog » Expetativas profissionais

Expetativas profissionais

Já alguma vez refletiste sobre as tuas expetativas profissionais?

Este tende a ser um exercício que fica muitas vezes fora das prioridades de muitas de nós, mas que é importantíssimo para que possas definir e estruturar o teu caminho, garantindo que estás a caminhar de forma a ir de encontro àquelas que são as tuas expetativas profissionais.

As expetativas profissionais são, de uma forma geral, vistas como os objetivos que queremos atingir numa determinada empresa ou cargo, no entanto podem também ser definidas como os nossos objetivos profissionais a curto, médio e longo prazo – nenhuma das definições está erradas. As balizas pelas quais defines as tuas expetativas profissionais não são o mais importante; já as expetativas propriamente ditas, essas sim. Então como é que podes definir essas expetativas? Simples:

· Define os teus objetivos de carreira. Faz uma previsão a longo prazo que te faça compreender aquilo que “desejas” em cada ponto do percurso (cronograma). Ter esta visão mais ampla vai ser aquilo que te permite perceber com exatidão se o que estás a fazer hoje está alinhado com as tuas expetativas profissionais.

· Tem um plano. Obviamente que os planos profissionais nem sempre são lineares, mas tenta estruturar um plano e rever esse plano, pelo menos anualmente, semestralmente seria o ideal, tendo em conta aquilo que ambicionas para ti. Tenta perceber por quais etapas pretendes passar, que formações pretendes fazer, onde pretendes investir, etc. Eu gosto de fazer estes planos a curto prazo, garantindo que coloco datas e prazos para chegar a cada um dos pontos/objetivos que defini.

· Gere as tuas emoções. Quando crias objetivos e expetativas profissionais concretas, é normal que sintas alguma ansiedade desejando alcançar esse algo de imediato. Tenta gerir as tuas emoções da melhor forma, porque deixar que esta ansiedade tome conta de ti, só vai fazer com que sejas invadida por medos e receios que não precisam existir e ocupar a tua mente.
Qualquer mês, ou ocasião é um excelente momento para reflexões e traçar novos objetivos. Qualquer trimestre é bom para começar e fazer balanços, por isso desafio-te a fazer este exercício e alinhar as tuas expetativas. Desta vez, gostaria de conhecer os teus comentários, os teus desafios…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *