Avançar para o conteúdo
Início » Blog » Pérolas para a vida: Os papéis da Alegria e da Felicidade, O papel do Medo, O papel do Pensamento.

Pérolas para a vida: Os papéis da Alegria e da Felicidade, O papel do Medo, O papel do Pensamento.

Alguns dos ensinamentos e reflexões cabalísticos são como pérolas. À semelhança das pérolas trazem beleza para as nossas vidas. Eis algumas:

Cabalisticamente o termo “Pão” simboliza as recompensas que ganhamos com os nossos esforços na vida. O Rei Salomão, autor de Eclesiastes, encoraja-nos a partilhar o nosso “pão”, o que implica que quando praticamos boas ações, tais como dar Tzedaka, seremos “obrigados” a receber recompensas. Estas podem não ser imediatas e podem assumir diversas formas, tais como melhoria da saúde ou proteção contra danos.

A principal conclusão desses versículos é a importância de não esperar retornos rápidos pelas nossas boas ações. Ao invés, deveríamos ter fé que a nossa generosidade será recompensada, ainda que de formas não previstas. Essencialmente, dar, não garante um retorno financeiro direto, mas assegura-nos receber benefícios no futuro, sublinhando o valor da confiança e da paciência nos resultados das nossas boas ações. Devemos lembrar que a nossa capacidade de fazer “pão” nos foi dada pelo Criador, e para manter o fluxo de vida, saúde e sustento, precisamos compartilhar e enviar o nosso “pão” para manter uma continuidade, fluxo. Este conceito reforça a ideia de que ao participar no ciclo de doação, sustentamos as bênçãos que nos são concedidas, garantindo um ciclo contínuo de generosidade e recompensa.

O poder do pensamento, o poder de pensar:

O pensamento tem um efeito profundo. Então procura não pensar.

Quando a tua mente está preocupada com o ontem, com as dores e sofrimentos de hoje e com as nuvens escuras de amanhã, o pincel da tua mente continua a preencher as lacunas, os vazios. Transforma devaneios em realidades, montículos em monstruosidades, criaturas inocentes em cobras venenosas.

A tua mente governa o teu coração, e o teu coração governa o teu corpo. Nenhum desses pensamentos faz bem ao teu corpo.

É a tua mente e a tua vida e TU estás no comando. Simplesmente vira as costas a esses pensamentos. E este é um remédio potente para todos os tipos de doença.

Distrai a tua mente com pensamentos bons, pensamentos produtivos, pensamentos de confiança no Criador e no Universo, especialmente, pensamentos sobre o Zohar e os seus ensinamentos. Lê-os em voz alta. Deixa-os percorrer o teu sangue. Eles farão maravilhas com as suas vibrações.

Cura a tua mente e cura a tua alma. Assim, também curarás o teu corpo.

O papel da alegria e da felicidade:

Aprende a ser feliz e encontrarás motivos para comemorar.

Aproxima-te de uma montanha com alegria e assim a escalarás com facilidade.

Deste modo, derrubarás todas as paredes, derreterás todos os corações de pedra.

A felicidade não é um resultado; é uma estratégia para a vida.

O papel do medo:

O medo paralisa e bloqueia-te, impedindo-te de alcançares o que mais desejas.

Não importa qual seja o perigo, quão próximo ou quão iminente possa estar, mesmo que um exército esteja avançando na tua direção, mesmo que milhares de pessoas caiam ao teu lado, mesmo que uma espada esteja apontada ao teu pescoço,

…está no teu poder não temer.

E tens a responsabilidade de não temer. Pois com o teu medo, não apenas te colocas em perigo, mas também colocas em perigo todos aqueles que te rodeiam, especialmente aqueles que dependem de ti.

Está no teu poder não temer, porque assim que removeres da tua mente os pensamentos que evocam medo, o medo murchará como ervas daninhas arrancadas do solo.

Há muitos bons pensamentos para refletir. Mantém-nos sempre presentes. Recorre a eles assim que surgir algum pensamento perturbador.

Mantém-te saudável. Não temas. Os dois vão de mãos dadas.

O Zohar instrui-nos a não temer. Mesmo se um exército estiver a atacar, não deves temer. Pois não há perigo maior que o medo.

Contudo, somos apenas humanos.

Tens realmente controlo sobre o pavor e o pânico que agitam e fazem acelerar o teu coração?

Sim. Não diretamente, mas através do poder da tua mente. Se decidires não te concentrar nas coisas que inspiram pânico e pavor, essas emoções murcharão e desaparecerão.

E a escolha é tua. Sobre o que queres falar? O que queres pensar?

Os pensamentos da tua mente são o canal da vida para as emoções do teu coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *