Os ensinamentos cabalísticos, instam-nos à auto-análise e a questionarmo-nos a todo o momento.
Um elemento crucial da nossa missão na vida é o elemento da escolha. Se Deus tivesse criado o homem como uma criatura que não pode errar, então Ele poderia muito bem ter criado um mundo perfeito em primeiro lugar, ou nenhum mundo. O ponto principal do desejo de Deus na criação é que exista um mundo não perfeito e que a nossa escolha é aperfeiçoá-lo. É precisamente a possibilidade de erro da nossa parte que confere significado às nossas realizações.
O conceito de escolha existe em dois níveis. Quando Deus nos dá uma instrução explícita, ainda temos a opção de desafiar o Seu comando. Isso, no entanto, é uma escolha em um sentido mais limitado. Pois, em essência, a nossa alma é literalmente “uma parte de Deus acima” e, no fundo, tem apenas um único desejo: cumprir a vontade divina. Nas palavras do rabi Schneur Zalman de Liadi: “A alma não está disposta, nem é capaz, de se afastar de Deus.” Quando se trata disso, cada um de nós deseja apenas fazer o bem, conforme definido pela vontade de Deus. A única opção que temos é suprimir a nossa vontade inata (Alma Divina) ou expressá-la na nossa vida quotidiana.
Deus forneceu diretrizes inequívocas para cada questão que enfrentamos nas nossas vidas. Temos a opção de desviarmo-nos, mas fazê-lo seria contrário aos seus instintos mais profundos.
O segundo nível de escolha foi introduzido com a resposta de Deus a Moisés em relação aos espiões. Quando Moisés ouviu Deus dizendo: “Faça o que achar melhor”, ele entendeu que Deus estava abrindo outra dimensão de escolha ainda mais profunda e mais verdadeira na vida do homem. Ao criar uma área na qual Ele, o criador e mestre absoluto do mundo, declara: “Não estou dizendo-lhe o que fazer”, Deus estava dando um significado ainda maior às ações humanas. Aqui, e somente aqui, a escolha é realmente real; aqui, e somente aqui, não há nada para nos obrigar em qualquer direção.
Quando entramos nessa arena, os riscos são maiores: a possibilidade de errar é maior e as consequências dos nossos erros são mais devastadoras. Mas quando conseguimos descobrir, sem instrução do alto, a maneira ideal de entrar na Terra Santa/Prometida* e realizar a vontade divina, a nossa ação é infinitamente mais valiosa e significativa.
*código para liberdade verdadeira e bem-estar
