A Cabala ensina que todos os efeitos que estamos experimentando, vivendo e os que iremos experimentar no futuro são o resultado dos nossos próprios pensamentos e ações, não excluindo as influências planetárias e ambientais.
O stress contribui para a causa número um das mortes da humanidade, as doenças cardíacas. A contínua exposição ao esforço do stress acarreta um processo de deterioração, que nos enfraquece. As nossas vidas começam a ser atingidas, crises nervosas tornam-se habituais e as nossas carreiras acabam destruídas.
À medida que a tensão aumenta, a pressão sanguínea sobe, tornamo-nos vítimas de problemas de ansiedade, doenças mentais, e abuso de consumos, numa busca incessante por estímulos e satisfação pessoal.
O primeiro passo para compreendermos os nossos infortúnios e dilemas num nível “quântico” consiste em afastar da nossa mente os pensamentos perturbadores.
Quando existe um ambiente negativo ao nosso redor, fomos nós que causámos a sua expressão e permitimos a influência que exerce em nós.
Da mesma forma que entendemos que as pressões mais ou menos dolorosas e as circunstâncias negativas que nos afligem originam-se dentro dos nossos campos energéticos, também devemos entender que as soluções para esses mesmos problemas emergem dos nossos esforços individuais.
Recorrer a um terapeuta, sem que nos envolvamos no processo perpetua o problema. Podemos transformar o nosso comportamento robótico num sistema de controlo consciente e de satisfação.
Do ponto de vista cabalística o corpo é tudo: é um todo corpo e mente.
Somente quando percebemos até que ponto estamos sujeitos à manipulação externa é que podemos começar a melhorar o nosso bem-estar físico e mental. A vulnerabilidade faz parte do cenário humano de sofrimento e caos.
Os cabalistas afirmam que os nossos pensamentos moldam o que percebemos como realidade, tanto quanto a nossa realidade molda os nossos pensamentos. Somos o que pensamos.
Mas somos mais do que observadores da realidade, mais até do que meros participantes na nossa conceção terrena do que é “real”.
A ação de acordo com a sabedoria cabalística, determina não somente a realidade terrena que escolhemos criar, mas molda também a forma que escolhemos para interagir com essa realidade.
Os pensamentos e as ideias permitem-nos criar o mundo físico mas também têm influência sobre aquilo que nos rodeia.
Necessitamos entender como a mente, as energias-inteligência do pensamento, podem ajudar a promover o bem-estar particular e o bem-estar geral.
