Quais são as técnicas para controlar as nossas respostas automáticas a várias situações?
Muitas pessoas conhecem a técnica de “contar até dez”, frequentemente usada para ensinar as crianças a atrasar a sua resposta a uma situação, durante 10 segundos.
Em cabala aprendemos a desviar o olhar de uma situação e virtualmente “ir embora/deixar”. Muitas vezes, quando não estamos no meio de uma crise, conseguimos produzir uma mudança de mente e perspetiva simplesmente, porque nos distanciando dela.
O Zohar também nos diz para “ficar em silêncio”. Quando reservamos um tempo até responder e não reagimos impulsivamente, reservamos um momento para reagrupar os nossos pensamentos.
Respirar. Sabia que estamos a massajar o nosso sistema nervoso parassimpático quando respiramos corretamente, liberando ansiedade e stress? A palavra para respiração em hebraico é Neshima. O nome de uma alma em hebraico é Neshama. Quando respiramos corretamente, instilamos calma e clareza no nosso corpo, tornando-nos mais ágeis para enfrentar as situações com um novo vigor.
Desvie a sua mente e “testemunhe” a situação em vez de ser uma vítima dela. Com efeito, podemos escolher estar cientes de que a situação que está a desenrolar-se nada mais é do que fatos a que assistimos e participamos. A distância e a frieza necessária da mente intelectual podem, então, tirar uma conclusão adequada sobre como reagir ao evento e dominar a situação.
A Cabala ensina e enfatiza a visualização de afastar os pensamentos com “as duas mãos”. Para evocar a imagem do pensamento na mente e visualizar usando as duas mãos para afastar o pensamento.
Na vida, muitas vezes deparamo-nos com situações, grandes ou pequenas, que exigem a nossa resposta. Aprendendo Cabala aprendemos muitas ferramentas para nos ajudar a responder a essas situações da maneira mais propícia, para nos ajudar a permanecer conectados com o eu superior nos nossos pensamentos, nas palavras e nas ações.
Se gostaria de se aprofundar nestes conceitos e aprender como ganhar o controle da sua mente de maneiras mais detalhadas e práticas, é isso que fazemos no “Curso de Introdução à Cabala“.
Esperamos vê-los lá e continuar a crescer juntos nessa jornada!
