Avançar para o conteúdo
Início » Blog » O Método dos 9 passos e a adição: O meu caso pessoal

O Método dos 9 passos e a adição: O meu caso pessoal

Quem me conhece sabe que fui fumadora durante grande parte da minha vida. Durante uma fase fumava 20 cigarros por dia, e numa fase mais recente da minha vida fumava 10 ou 11, mas se houvesse uma festa, um serão com amigos, lá iam os 20 cigarros!

Durante a gravidez e a amamentação não fumava, mas voltava aos cigarros assim que parava de amamentar. Algumas vezes, durante alguns períodos da vida tentei deixar de fumar. Digo tentei, porque foi isso mesmo: tentativas. Em algumas circunstâncias procurei métodos para deixar de fumar (adesivos, comprimidos, gotas) e nada funcionava. Noutra circunstância usei o Reiki e fiquei sem fumar, mas apenas nas fases em que não tinha vida social: ou seja, se não saísse de casa, da rotina, tudo bem não fumava, mas depois lá iam uns quantos cigarros.

Alguns truques foram existindo ao longo dos tempos: deixar os cigarros no carro e assim eram menos uns quantos que fumava diariamente; ou não comprar cigarros e resistir o máximo antes de voltar a comprar. A simples ideia de lutar contra o vício deixava-me sem vontade de tentar. Cheguei a achar que para alguém com imensa força de vontade, como eu acho que sou, parecia incompreensível como não conseguia parar.

Devo acrescentar que nunca passei por uma situação de saúde, onde me fosse recomendado parar de fumar. Contudo, gostava da ideia de me libertar desta adição, deste vício.

Foi então quando conheci o Método dos 9 Passos e o Eneagrama, que me ocorreu experimentar o método e o programa para deixar de fumar. Conhecedora do método e do programa, foi uma questão de experimentar em mim própria e ver para crer, como diria S. Tomé! Tornei-me assim, a primeira cliente de mim própria.

Iniciei o processo sem grandes expectativas sobre os resultados ou o que quer que fosse, verdade seja dita. O meu objetivo era ter hábitos mais saudáveis de vida, o que obviamente não enquadrava o acto de fumar.

Normalmente o processo e o programa dura de 2 meses e meio a 3 meses, passando por várias semanas de trabalho interno, e de análise consciente do eu que faz com que comportamentos, adições, hábitos, reações, etc. conduzam a algo que não faz bem, que não é saudável do ponto de vista físico e mental, ou que não trás uma vida com segurança, harmonia e verdadeira alegria de viver sem que a individualidae seja afetada. Este processo é conduzido durante as etapas ao longo do processo e com ferramentas que auxiliam quer o diagnóstico, quer o “caminho” para a obtenção dos “resultados”. O programa e o Método levam-te numa viagem pelo Eu, desde a análise e observação, passando pelos impulsos de mudança, pela desconstrução e construção até à visão do novo e à sua manifestação.

Durante o processo existe uma etapa onde os objetivos são estabelecidos e outra onde os resultados são manifestados. Existindo sempre porém, a possibilidade de voltar atrás e rever as etapas anteriores e voltar a fazer o percurso de crescimento, até que o cliente finalmente na última etapa confirma o objetivo alcançado: a transformação desejada de forma segura e tranquila.

Tive desde o início, a vontade de parar de fumar e de ter hábitos de vida saudáveis e, a meio do programa com a nova identidade adquirida, já estava sem fumar. Mais importante, desta vez sem ansiedade, sem sinais de privação, sem “sofrimento” mental! Percebi o porquê e o como. Investi na nova identidade que não fuma: Finalmente fiquei livre! O objetivo de hábitos de vida saudáveis estava alcançado!

Claro que continuei o processo, mas já sem essa adição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *