Avançar para o conteúdo
Início » Blog » De coração partido. Como ultrapassar esta dor?

De coração partido. Como ultrapassar esta dor?

Já todas passámos pela sensação dolorosa de sentir o coração em pedaços, depois de uma grande mágoa. A sensação de vazio é dolorosa e ultrapassá-la nem sempre é fácil.

Por muito que queira, não posso dar-te uma fórmula mágica para te ajudar, porque todas vivemos os nossos sentimentos de forma diferente, de forma única: à nossa maneira! Só vai ser possível curar esse sentimento com muita paciência e gentileza contigo própria. Ainda assim, posso partilhar contigo 3 exercícios fáceis que te vão ajudar, acima de tudo, a aceitar a dor e a sentir mais conforto com o momento que estás a viver, e a entender o porquê.

Foca-te no menos positivo do acontecimento:

Sei que este conselho pode parecer duro, mas quando terminamos uma relação, uma amizade, enfrentamos uma perda, uma morte, saímos de um emprego, o que acontece é que acabamos por cair na nostalgia e tristeza e esquecermo-nos do lado negativo dessa situação, desse acontecimento.

Existiu um motivo para esse acontecimento, para essa dor, esse motivo não é, com toda a certeza, positivo. Evita caíres no ciclo vicioso de estar focada no lado bom da situação (esse é o que te trás nostalgia…) e recorda também como, em momentos, aquela situação ou aquela pessoa te fez sentir e de como agora, de certo modo, até te estás a sentir mais leve.

Cuida de ti mesma:

Faz qualquer coisa que te faça sentir melhor, seja sair com os teus amigos, seja fazer uma mudança de visual, seja retomar um passatempo que deixaste para trás, seja investir em algo que te faz sentir bem e te trás bem-estar. Faz algo que te vá proporcionar uma experiência positiva e sem sombra de dúvidas, vai fazer sentires-te melhor e vai distrair-te da mágoa que estás a sentir. Uma mudança de ares também é excelente para o momento que estás a viver. Quanto mais alterares a tua rotina, maior é probabilidade de encontrares novas pessoas ou situações e oportunidades, faz novos amigos e afasta-te do “universo” da tua situação anterior.

Reencontra-te e cria novos objetivos:

Sempre que finalizamos uma situação, relação, emprego, amizade, dor, luto, é normal que nos sintamos perdidas. Muitas vezes, acontece que os planos que traçamos até à data incluíam outra situação, outra pessoa, outra condição e, como tal, ficamos sem perceber qual será o próximo passo. Criar novos objetivos vai ajudar-te a avançar e, acima de tudo, a aceitar que aquela situação já não faz parte da tua vida, ainda menos do teu futuro. Arranja tempo para ti, para perceberes aquilo que precisas e, como já referi, sê paciente e doce contigo mesma. Esse é mesmo o segredo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *