De acordo com Brené Brown, autenticidade é um processo, longo e carregado de nuances.
Compreender o conceito de autenticidade é também entender como podemos viver melhor!
Existem maneiras de expressar a tua opinião com autenticidade sem ferir sentimentos e criar embates desnecessários com terceiros.
Um dos significados da palavra autenticidade é: aquilo que é verdadeiro. A pessoa que age com verdade expressa os seus sentimentos e opiniões sem temor, não possui segundas intenções e, quando quer algo, expressa a sua vontade para que não surjam desentendimentos futuros.
É natural termos dúvidas sobre como ser, agir em determinados ambientes. Já te viste a fazer algo só porque outros estão a fazê-lo? Já ficaste em dúvida sobre a tua autenticidade?
Entender ajuda-te a encontrar um caminho só teu, baseado nos teus valores, crenças e desejos. Um caminho leve e genuíno.
M. Kernis e B. Goldman, revelaram os 4 Elementos Base da Autenticidade:
CONSCIÊNCIA – Tudo começa com consciência, ou conhecimento.
Se queres ser tu mesma, precisas entender os teus motivos, paixões, sentimentos, pontos fortes, pontos fracos e os valores que guiam a tua vida.
Isso é tão só: autoconhecimento;
PROCESSAMENTO IMPARCIAL – Significa que processas de forma imparcial informações relevantes sobre ti. Quando descobres aspectos negativos que te trazem desconforto, para evitar o desconforto distorces esses aspectos.
Distorcer um fato relevante é o oposto de um processamento imparcial e isso vai prejudicar a tua autoconsciência.
COMPORTAMENTO – Autenticidade não existe sem prática. Esta componente quer dizer ação, quer dizer agir de acordo com os teus valores, preferências, convicções e crenças.
ORIENTAÇÃO RELACIONAL – Significa ser aberto e transparente nas relações com os mais próximos. Trata-se de desenvolver um ambiente de confiança e intimidade que promove a expressão genuína do teu ser.
Uma pessoa com esta característica deverá estar envolvida em relacionamentos mais saudáveis e satisfatórios.